to deflower


Memorial descritivo da obra:

A instalação to deflower traz como proposta de localização um canto, onde as duas paredes deste canto serão pintadas de preto.
A instalação acompanha um CD ( anexado ao projeto sem que a gravação fosse repetida) e um tocador de CD que ficarão resguardados visualmente dentro de uma caixa de madeira que serve de suporte para as peças de gesso. O CD ficará em constante funcionamento.
A caixa de madeira é preta e sobre ela serão dispostos as peças de gesso. Sua altura é de 20 cm, e vem em formato de triângulo para se encaixar no canto.
To deflower reestrutura o “canto” de Gaston Bachelard, desnudando a melancolia, o horror e a impotência diante de abusos.
No símbolo da casa, o homem reconhece a intimidade e a proteção. Bachelard desenvolve a idéia do abrigo, do refúgio e da proteção acendendo todas as luzes fugidias do devaneio. A imaginação humana trabalha esta proteção e este abrigo construindo paredes com sombras impalpáveis e se reconforta com ilusões de proteção. Como poeticidade da casa, existem os cantos e os cantinhos: “Todo o canto de uma casa, todo o ângulo de um quarto, todo o espaço reduzido onde gostamos de encolher-nos, de recolher-nos em nós mesmos, é para a imaginação, uma solidão, ou seja, o germe de um quarto, o germe de uma casa” ou simplesmente um lugar para calar-se.

Alana Morais

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